Dicas

Dicas

Customize o seu tumbler da Starbucks

Ano passado eu ganhei esse tumbler da Starbucks de aniversário, ele vem com um papel preto dentro  que você pode customizar como quiser, é muito legal. :)

tumbler-foto

Eu tirei o meu e fiz um molde, pra poder ficar mudando o desenho sempre, e  resolvi dividir o desenho pra quem quiser usar também!

Pra baixar o PDF é só clicar na imagem abaixo:

tumbler-malipi

Só funciona nos tumblers de 470ml e que são próprios pra isso. No site gringo da Starbucks tem uma foto dele, mas no brasileiro não tem nada, hunf. :(

É melhor imprimir num papel mais grosso. Mas se não tiver, acho que funciona também.

Dicas

Dicas de aquarela

Muita gente me pede dicas de aquarela, então decidi escrever um post sobre isso. Eu obviamente não sou mestre no assunto, mas vou tentar passar o que eu sei.

A aquarela é uma tinta charmosa, mágica e temperamental independente do material que você usar, mas ele é muito importante dependendo do efeito que você quer conseguir.

Papel

O tipo de papel vai influenciar o jeito que a aquarela vai se espalhar, o tipo de mancha, o tempo de secagem, etc. O ideal é que ele seja 100% algodão (não confundir com 100% celulose). O meu preferido e que mais usei até agora é o Fabriano, mas ainda não testei muitos.

Existem três tipos de texturas em papéis de aquarela:

• O hot pressed (prensado a quente) é o que menos usei, a tinta seca muito rápido e ele é bem lisinho. A Katie Rodgers usa ele lindamente.

• O rough (rugoso) é, como o nome diz, bem rugoso. Nele a tinta demora mais pra secar, o que é ótimo. A textura dele às vezes atrapalha e em outras trabalha a seu favor, depende do que você quer.

• O cold pressed (prensado a frio) é o meio termo entre os dois. É o mais popular, não é rugoso demais e nem seca rápido demais.

Pincel

Depois que conheci o pincel com pêlo de esquilo (petit gris) não quis usar nenhum outro, ele é bom tanto para traços largos como para traços finos, além disso ele armazena bastante água e é ótimo para pintar áreas grandes. Também uso um Winsor & Newton Series 7 bem fininho para fazer os detalhes.

Nesse link tem um artigo bem legal e gigante sobre como cuidar dos seus pincéis. Vale a leitura, porque esses danadinhos custam caro.

Tinta

Eu uso um estojo igual a esse aqui. Não testei muitos tipos de tintas, mas meu professor me recomendou as da marca Rembrandt, e dizem que as Cotman são boas (e mais em conta) para quem está começando.

Na hora de pintar

Uma dica importante é sempre começar pelas cores mais claras e saber que as imperfeições podem acabar dando um efeito legal. Você tem que saber se aproveitar delas.

Eu costumo fazer assim: Primeiro desenho com lápis ou lápis de cor aquarelável, mas sem colocar muitos detalhes, depois pinto com aquarela as áreas maiores, espero secar e pinto os detalhes. Dependendo do resultado eu passo a pena com nanquim nas linhas ou deixo assim mesmo.

Nesse desenho abaixo eu primeiro desenhei com lápis de cor aquarelável.

marceline-aquarela

Digam oi pra Marceline!

Cursos

Eu fiz um curso com o mestre mega-boga Gonzalo Cárcamo que durou um ano (era todo último domingo do mês) e recomendo muito. É no mínimo inspirador e o estúdio dele é muito estiloso. Ele também tem aulas intensivas que duram um final de semana todo em Ilha Bela.

Outra opção é o curso da Quanta, que também tem professores ninjas!

Qualquer dúvida deixem aí nos comentários que eu vou tentar responder ou ficar em dúvida junto com você. :P

Dicas

Stumpy Pencil

Já faz um tempo que venho tentando (sem sucesso) fazer desenhos no Photoshop. O máximo que consigo é pintar os desenhos que fiz à mão ou no Illustrator.

Hoje a Jana divulgou no twitter esses brushes que se parecem muito com lápis de verdade e resolvi tentar de novo. E não é que funciona?! :D

A instalação dele é um pouco diferente dos brushes que a gente encontra por aí, demorei um pouco pra descobrir, por isso vou contar aqui como eu fiz. Clique em Window > Tool Presets e quando a janelinha abrir clique no botão superir direito e escolha Load Tool Presets… e indique o lugar onde você salvou os brushes.